A Editora Ave-Maria pertence à Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), cujo fundador, Santo Antônio Maria Claret, foi um entusiasta propagandista da Palavra de Deus e encontrou na imprensa o instrumento ideal para cumprir sua missão evangelizadora.
Desde 1895, os Claretianos realizam trabalhos significativos para a evangelização e a cultura da sociedade brasileira através do campo editorial e da comunicação em geral. Estes trabalhos tiveram início com a publicação da revista Ave Maria, em 1898, reconhecida como a primeira revista mariana do país.
Publicada pela primeira vez na década de 1950, a Bíblia Sagrada Ave-Maria disponibilizou as Sagradas Escrituras para os católicos do Brasil com linguagem e preços acessíveis, e logo se tornou a versão da Bíblia Sagrada mais querida e vendida no país.
Para expandir sua linha de atuação, a Editora Ave-Maria enriqueceu seu acervo editorial, composto basicamente de obras devocionais. A editora passa então a publicar livros de outras áreas, como estudos bíblicos, catequese, espiritualidade, autoajuda, liturgia, teologia, mariologia, infantojuvenil e educacional, ampliando seu acervo de algumas dezenas de livros para mais de 1000 títulos.
Essa nova fase intensificou o trabalho da editora e estendeu o alcance de sua missão ao publicar obras de teólogos, missionários, biblistas, catequistas e educadores.
Já no início deste século, com o desenvolvimento dos meios de comunicação (especialmente os virtuais), a editora Ave-Maria intensifica sua missão de evangelizar um número cada vez maior de pessoas através do seu site e também das redes sociais, como Twitter, YouTube, Instagram e Facebook.
Atualmente, nossos veículos levam aos internautas textos e mensagens que edificam, facilitam o acesso às obras e oferecem promoções variadas e preços mais acessíveis em seus produtos.